Cena de “Dementia 13”, o rpimeiro de Coppola.

A estreia do primeiro filme dirigido por Francis Ford Coppola, “Dementia 13”, completa exatos 60 anos. Sua carreira criativa é marcada por clássicos como a trilogia “O Poderoso Chefão,” “Apocalypse Now” e “Do Fundo do Coração.” Atualmente, ele está trabalhando na realização de um antigo projeto intitulado “Megalopolis.”

GÊNIO CRIATIVO

Para várias gerações de espectadores, Francis Ford Coppola é, acima de tudo, o cineasta que se destacou com os dois primeiros filmes da saga “O Poderoso Chefão” (1972 e 1974), reafirmando seu gênio criativo poucos anos depois com “Apocalypse Now” (1979). Vale destacar que todos esses filmes figuram na lista dos “250 melhores filmes de todos os tempos”, resultado de uma pesquisa internacional promovida em 2022 pela revista britânica Sight and Sound. Os dois capítulos de “O Poderoso Chafão” estão em 12º e 104º lugares, respectivamente, e “Apocalypse Now” em 19º.

CARREIRA DE SUCESSOS

As efemérides nos fazem voltar um pouco no tempo, lembrando que a carreira cinematográfica de Coppola começou alguns anos antes. Seu primeiro longa-metragem como diretor, “Dementia 13”, foi lançado nos Estados Unidos em 25 de setembro de 1963 – faz exatamente 60 anos.

O contexto em que “Dementia 13” surgiu não tem equivalente nas dinâmicas atuais de Hollywood ou na produção dos EUA. Na verdade, naquela época, nada se assemelhava às produções de Roger Corman. Ele era uma espécie de face “oculta” da onda de transformações que o cinema americano estava vivendo, mais precisamente, da nova geração de cineastas que entraria para a história com o rótulo de “New Hollywood.”

SAIBA MAIS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.